Rita Paladini, ex-aluna do Curso de Formação de Escritores, lançou em 2024 seu terceiro livro com a Editora Metamorfose, mas a primeira narrativa longa. O livro deste ano é Panos de fundo: as cores dos dias. Em 2023, foi a vez de Terra com leite e em 2022, Pé no chão. A autora revela que já está trabalhando no próximo livro.
Panos de fundo: as cores dos dias conta a história de Marica, uma jovem que vive em uma vila no campo, longe da cidade, sem luz elétrica e internet. O ano é 2011. Ela sofre um ataque no início da história e esse ataque, junto com a menarca, mexe com sua rotina. Impacta familiares, colegas, professores, vizinhos, rede de atendimento, comunidade. Porque a menstruação de Marica - como as demais - não é individual. É coletiva. A menos que não se queira. Rita nos conta que o livro traz um assunto que não é novo, mas ainda causa estranheza: a autonomia feminina e aborda também a proteção de jovens como algo comunitário, em rede.
“A Editora Metamorfose recebeu o livro Panos de fundo: as cores dos dias como os outros dois livros: de forma profissional, orientando, fazendo o trabalho a que se propõe, leitura, revisão, todo o processo. Sempre com disponibilidade para esclarecer minhas dúvidas. A qualidade do livro e capas são logo mencionadas pelos leitores”, comenta Rita.
Com a enchente de maio no Rio Grande do Sul, o livro começou a ser distribuído agora em junho. A autora conta que já recebeu comentários sobre a leveza do texto, as pessoas dizendo que se divertiram bem como refletiram sobre aspectos que antes não se davam conta.