Home Office

Denise Accurso

Ah, como estou feliz! Finalmente alguma coisa boa saiu dessa tal de pandemia. Vou poder trabalhar home office! Nada mais de metrô lotado, nem de espera em parada de ônibus. O que vou ganhar de tempo vai ser incrível. Mal posso acreditar na sorte que tive, são poucos os escolhidos. E fui uma delas! É muita sorte.
Primeiro dia.
A maior vantagem de todas é ficar sem a máscara. Minha orelha anda cansada de tanta musculação. Faço uma maquiagem mínima, prendo o cabelo, visto-me sem grandes esmeros e estou pronta pra começar! Cafeteira carregada, fones, celular, tenho tudo o que preciso.
Terceiro dia.
Hoje pus a mesma roupa de ontem. Não vejo sentido em trocar, a roupa está limpinha, não saí, não derramei nada. Não fiz café. Descobri que noventa por cento da graça do cafezinho é a interrupção, o levantar e conversar com os colegas. Com a cafeteira diante de mim, encher-me do líquido negro não teve o mesmo sentido. Uma garrafa de água é o suficiente. Também descobri que o trabalho remoto exige um maior rigor com formalidades que não eram tão cobradas no presencial. Tive uma dificuldade técnica e fiquei sem comunicação quase no final da minha jornada. Achei que não valia a pena tentar resolver e encerrei o trabalho do dia. Isso teve repercussões inimagináveis no presencial. Quantas vezes aproveitei os últimos vinte ou trinta minutos para organizar minha mesa, trocar ideias com colegas ou planejar a agenda do dia seguinte! Aqui, tive que explicar o abandono sem a devida comunicação de falha à minha chefia direta. Ai-meu-deus!
Oitavo dia.
A partir de hoje não ponho mais o sutiã, fico só com o pijama e pronto. Tenho visto coisa bem pior aqui na minha tela… Tenho que admitir que essa estória de registrar tudo, notificar cada coisica, está sendo muuuuito chata. Acho que até hoje não sabia quão chato podia ser esse trabalho. Mas vamos lá, preciso dele.
Nono dia.
Não acredito. Acabo de receber uma advertência por roupas inapropriadas no trabalho. Se estou na minha casa, não posso usar o que quiser? Meu pijama de ontem estava bem decente, não era transparente, estava limpo. Uma tremenda injustiça.
Décimo dia.
Hoje não consegui sair da cama a tempo e tive que ligar o computador enquanto me ajeitava. Parece que eu estar me penteando ensejou nova advertência. Ué. Não entendi. Quantas vezes ajeitei o cabelo no escritório, na presença dos mesmos colegas e chefes? Porque mudam os critérios no Zoom?
Décimo primeiro dia.
Dessa vez não foi culpa minha! Inventaram uma tal reunião urgente à uma da tarde. Eu mal tinha engolido a comida. O assunto pouco ou nada tinha a ver com a minha área e logo no começo falei o que tinha que falar e fiquei ali, só assistindo. Uma carne no dente estava me incomodando, e me abaixei um pouquinho pra passar fio dental. Pelo visto, não era só eu que estava achando chata a reunião: todo mundo ficou prestando atenção em mim! Eu achei que nem estava dando pra me ver. Enfim, levei uma suspensão. Pessoal sensível, esse!
Décimo segundo dia.
Acho que era hoje que devia voltar a trabalhar, mas como não tinha certeza, resolvi ligar para a empresa. Pediram pra eu ir até lá. Será que acabou meu home office?
Por via das dúvidas, vou colocar meu currículo em dia.

 

voltar para página do autor