O Que Sei

Denise Accurso

Querido diário:
Sinto-me ridícula escrevendo nesse caderno ao invés de no meu blog. A questão é que dessa vez ninguém pode ler. Eu preciso apenas tentar entender o que aconteceu e decidir o que fazer.
O problema todo é que é o meu mano adorado, o Tiago. O mais velho, o que sempre foi querido comigo. Ele que me ensinou a jogar xadrez, a usar o whats, um monte de coisas legais. Quando ele está com os amigos dele e eu chego, ele me chama, me apresenta, diz pra todo mundo que sou a irmã linda dele… Adoro o Tiago. Aliás, todo mundo adora o Tiago. Ele é bonito, inteligente. Sempre tirando notão na escola. Um monte de guria apaixonada, atrás dele. É assim que ele é. Claro que o pai e a mãe nunca vão dizer pra nós, mas eu sei que ele é o preferido deles também. Nunca deu trabalho. Sempre foi carinhoso, beijoqueiro. Quando encontra alguém no prédio carregando sacolas, se oferece pra ajudar. O Tiago é meu irmão perfeito. Completamente diferente daquela praga do Bernardo, o do meio. Um pentelho. Nunca gostou de mim. Não posso chegar perto dele que já grita: “sai daqui, pirralha!” Se passa por mim em casa, no corredor, me empurra com força, assim por nada. Ele vive com raiva de mim. Não sei por quê.
Por isso estou sem saber se entendi direito, se vi certo. Tenho essa mania desde bem pequena, de andar espiando o que os mais velhos estão fazendo. Já ouvi muita conversa do pai e da mãe, que não era pra eu saber, por conta desse meu hábito. Os problemas com o Bernardo na escola, as notas baixas, as brigas. Uma vez o pai chegou a dizer que o Bernardo tinha sido um erro, a mãe se horrorizou e o pai ainda disse: “vai dizer que isso nunca passou pela tua cabeça?” Os problemas com a empregada, a desconfiança, o dinheiro das compras sumindo, e os planos pra tentar pegar em flagrante e não gastar muito pra mandar ela embora. Já ouvi conversa da empregada com o Bernardo, os dois falando mal do pai e da mãe.
Viu, diário? Eu sei muita coisa. É a minha vingança por todo mundo achar que por ser a mais nova sou burra. Sei tudo isso e nunca conto nada pra ninguém. Deixo todo mundo achar que por ser nova sou idiota. Assim sei cada vez mais coisa.
Só que agora estou confusa, sem saber o que é certo. Será que continuo calada ou conto o que vi? Ou é melhor fingir que não vi nada? Eu não deveria estar ali, espiando. Se eu não estivesse, talvez fosse melhor.
Mas eu vi. E isso está me incomodando. Cada dia que passa piora. Tenho um fantasma que não larga de mim, e piora de noite. Fica dizendo que eu tenho que contar. Só que agora é tarde demais, as coisas não tem mais conserto. É só eu fingir que não vi. Nunca ninguém vai saber. Melhor ainda se eu jogar esse diário fora depois de escrever.
Se não fosse o Tiago… Se fosse o Bernardo, eu já teria falado há muito tempo. Mas agora, a empregada já foi embora. A nova começou hoje. De que vai adiantar eu contar que vi o Tiago pegando o dinheiro das compras? Agora é tarde demais. Não vai adiantar.
Eu nem gosto muito da empregada que foi embora, ela é toda amiguinha do Bernardo. Uma vez me disse que tinha peninha dele, que vivia à sombra do irmão. Ué, eu também e nem por isso sou uma praga.
Se o Tiago pegou o dinheiro, deve ter sido pra alguma coisa importante. É isso.

 

voltar para página do autor