Atraso

Denise Accurso


Atraso


O Luís está atrasado.
Pra variar… Ele sempre está atrasado. Eu tinha a esperança que hoje seria diferente. É um momento único, especial. Pra mim, pelo menos, é. E mesmo assim ele não chega… Não adianta. Sempre assim. No começo do namoro eu achava que era comigo. Depois, com a convivência, descobri que era um traço dele. Uma das poucas coisas de que não gosto.
Estou tão bonita, tudo está tão lindo! Amei minha maquiagem, meu cabelo, amei tudo! E as flores? Uma explosão de cores e aromas, não se economizou aqui. Está tudo do jeitinho que sempre imaginei. Menos a ausência do Luís.
Observo tudo de um lugar onde ninguém me veja. Noto a impaciência de todos, os olhares para o relógio. Minha mãe e minha irmã estão chorando, falando uma com a outra. Luís, pelo amor de Deus!
No mínimo se atrapalhou com a gravata. Faz tanto tempo que não usa, acho que só o vi uma vez de gravata. Ou será que vai culpar o trânsito pesado desse horário? Mas todo mundo enfrentou o mesmo trânsito e estão todos aqui.
Houve algum erro de planejamento, pois não há mais lugar pra sentar. Muita gente permanece de pé, aguardando. Vejo membros da família dos quais mal me lembrava. Pessoas vieram de outras cidades. O lugar está realmente lotado. Faz um pouco de frio, mas o tempo está seco. Eu diria que o dia está perfeito. Tudo parece perfeito. Há uma música suave no ar. Não fui eu que escolhi. Terá sido escolha do Luís?
Eu só queria que ele chegasse de uma vez. Não entendo porque pelo menos hoje ele não pôde ser pontual. Uma vez na vida!!!
O padre anda de um lado para outro. Aborda minha mãe. Não ouço a conversa, mas bem posso imaginar que ele tenha outra cerimônia e esteja precisando iniciar logo essa.
Vejo um burburinho e todos se viram para a porta. Imagino que seja ele chegando. E é. Como imaginei, está muito elegante, de terno. Seu rosto, contudo, está horrível. Os olhos avermelhados, injetados.
Ele se aproxima do caixão e deposita um longo beijo nos lábios frios daquela que já fui eu. “Estou aqui”, penso em avisar. Mas me calo.
Finalmente começa a cerimônia.

 

voltar para página do autor