Dicas de Leitura - por Tusnelda Marins

Jacira Fagundes


Dica de Leitura - por Tusnelda Marins

Título da obra - Nada me faltará
Autor – Lourenço Mutarelli
Gênero - romance

Sinopse
Paulo retorna à família após um ano de ausência dele, da mulher e da filha. Ele retorna sozinho, está apático e desinteressado. Não lembra de nada e
não suporta a cobrança de amigos e familiares para que ele recupere a memória..

Resenha
Até aí, absolutamente banal, um determinado sujeito volta sem memória. Mas o incomum no texto de Mutarelli é que o autor, ao criar um anti-herói, criou também uma forma de ler entrelinhas, de reconhecer pistas, de montar este quebra cabeça cujas peças principais é o leitor que vai colocar no lugar. Não há narração, não há sequer a certeza de que podemos confiar no personagem, já que o narrador está totalmente ausente. Todo o livro é construído por diálogos, sem as marcas linguísticas de um diálogo, sem identificação sobre qual personagem pergunta e/ou responde pra quem, O que se percebe no não dito é que o personagem volta sendo ele mesmo, uma atitude que ele nunca teve, nem em família, nem entre amigos. Paulo sempre foi aquilo que os outros esperavam dele. Esta é a grande questão: até onde nossa vida reflete o que os outros esperam de nós?
O livro vai crescendo, sem distrações. Há luzes que piscam rapidamente nos diálogos que nos revelam quem é Paulo, sua família e seus amigos. Fica implícito no texto o que motivou a fuga dissociativa do personagem. Mas aí, nada melhor do que ler Nada me faltará.
Mutarelli é um grande autor,
Cara, eu sou tua fã.

 

voltar para página do autor