CoaCHar

Maria Avelina Fuhro Gastal

Organização demais me bagunça. Caixas, etiquetas, envelopes classificados por tema, data, fotos com legenda, roupas enfileiradas por cores são para mim a decretação de uma vida igual, linear, sem solavancos, nem surpresas. Uma vida em morte.

Sou mais do imprevisto, do inesperado. Para alguns, vivo no caos. Para mim, me entrego para a vida. E nesta entrega, me tornei especialista em coaCHar. Procuro a camisa branca, acho a azul que já nem me lembrava. Visto algo diferente daquilo que tinha planejado e me sinto deslumbrante em uma roupa velha, mas nova por ter sido esquecida na desordem das cores do meu armário. Vasculho a casa atrás da chave do carro, encontro moedas para o parquímetro ou de viagens ao exterior. A desorganização me leva a soluções inesperadas ou lugares esquecidos. Posso procurar por uma receita de doce e me encontrar em uma foto no colo de vovó, ou procurar uma foto dos meus primos e achar uma receita de doce com a letra da minha mãe. Vivo e revivo momentos aleatórios. Com eles reencontro emoções que vagueiam em liberdade, sem rótulos ou defesas.

Desorganize-se. Rasgue as etiquetas, embaralhe as fotos, desamarre a vida. Liberte-se. CoaCHar é encontrar aquilo que nem lembrava estar perdido, enquanto procura algo banal.

 

voltar para página do autor