Notícias

Viajando e viajando com Sérgio Stangler


Já está disponível Viajando e Viajando, livro com crônicas de viagem de Sérgio Stangler, participante do Curso de Formação de Escritores da Metamorfose. São mais de 60 textos de mais de 45 cidades diferentes, dos cinco continentes, com histórias pitorescas e pessoas únicas em textos repletos de reflexão e sensibilidade.

Além dos textos, o livro conta também com dezenas de fotos em preto e branco em que lugares e pessoas referidas nos textos são apresentadas. Para ver as imagens colorias, clique aqui.

Confira abaixo uma entrevista com o autor em que conta sobre seu processo de escrita e a transformação dos textos em livro.

Como surgiu a vontade de escrever?

Recebi o convite de um paciente que era jornalista e editor de uma revista de variedades (TELAVINTE) em Capão da Canoa. Ele sabia que eu viajava bastante e procurava conteúdo para a sua publicação. Foi uma coisa bem espontânea e foi a primeira vez que me vi escrevendo. Isso em 2012. Como peguei gosto pela coisa, a periodicidade da revista já não dava conta do que eu produzia e comecei a publicar meus relatos e reflexões no Facebook. O crescimento foi acontecendo naturalmente.

Quais primeiros passos tomou após essa decisão?

Escrevia bimestralmente para a revista e, durante dois anos, todos os dias um texto no meu Facebook. Quando vi já tinha um farto material produzido com muita gente acompanhando. Foi quando senti necessidade de melhorar a escrita, uma vez que eu sou médico e não tinha absolutamente nenhum treino em escrever.
Me inscrevi no curso de escrita criativa do Pedro Gonzaga, que foi tão generoso com meus textos que considero esse o maior incentivo para fazer um livro. Ali no curso dele ouvi falar da Metamorfose e do curso de formação de escritores. E aqui na Metamorfose encontrei uma parceria que apostou no meu livro.

Como sabia que escreveria Viajando e Viajando?

Nunca soube. As coisas sempre foram acontecendo sem que eu planejasse muito. Não gosto de metas e planos. Do convite para a revista, da repercussão no Facebook e da necessidade pessoal de aprimorar a escrita foi que a ideia do livro começou a se concretizar.

Mas como surgiu o livro?

Comecei o Curso de Formação de Escritores da Metamorfose e uma tarde cheguei para o Marcelo Spalding com um calhamaço de quase 1000 páginas impresso com tudo que havia postado no Facebook até então. Joguei na mesa dele e disse que queria que ele avaliasse a possibilidade de produzirmos um livro. Ele leu, gostou, sugeriu que a focássemos nas crônicas de viagens e agora o livro está aí.

Como é a produção do livro?

É um trabalho minucioso, cansativo e, principalmente, feito em equipe. No meu caso, por não ser da área, foi extremamente importante me aconselhar com as pessoas mais experientes que eu.

Como você vê a carreira de escritor?

Vejo a possibilidade de seguir uma carreira de escritor como uma forma de libertação geográfica. Explico: a medicina é uma profissão que obriga o sujeito à se fixar numa cidade, num consultório, num bloco cirúrgico. Cada vez que eu viajava era uma ginástica desgastante de adiantar atendimentos para poder me ausentar.
E o escritor tem possibilidade de aliar trabalho com viagens, o que me deixaria deveras satisfeito.

Dicas que você dá para escrever um livro

Que escrevam e se exponham. Como diz o Stephen King: escreva muito, sobre qualquer assunto. E busquem uma editora onde se sintam respeitados e confortáveis.


09/04/2018