Notícias

Autora da Metamorfose é empossada embaixadora de ONG internacional


 
A jornalista Camila Rocha, que trabalhou em empresas como Jornal NH, Zero Hora,  Vivo e TVE, está desenvolvendo um novo projeto, o de escritora. Ela, que escreve desde criança, se formou escritora pela Metamorfose em 2018, e se dedica, desde o ano passado, a sua primeira narrativa longa: o Fissurada pela Vida. O livro será lançado ano que vem, pela Editora Metamorfose. Nele, conta a trajetória de vida da personagem Carol, que assim como Camila, nasceu com fissura labial e resolveu ser jornalista. “Sem dúvida a Carol tem muito de mim, mas não quis fazer uma biografia para poder brincar um pouco, ter mais liberdade narrativa e também preservar tantas pessoas que passaram pela minha vida. Estou definindo como autoficção.”
 
Para divulgar o projeto, Camila criou no instagram o @fissuradapelavida, onde ela escreve em português e inglês para atender diferentes públicos. Por meio do perfil, foi convidada a ser coordenadora para a Regional Sul do grupo Fissurados pela Vida, que realizou neste ano, na semana de 24/6, uma ampla campanha de conscientização sobre a fissura labiopalatina com os hashtags #KDoSorriso e #SomosFissurados.
 
Com o sucesso do projeto, que contou com engajamento de pessoas do Brasil e de fora dele, Camila participou de uma live com a diretora da Smile Train América Latina, Mariane Góes, que a convidou para ser embaixadora. A posse, por causa da pandemia, ocorreu de forma virtual hoje. “Estou muito honrada e feliz por representar uma ONG internacional que faz um trabalho lindo no mundo inteiro auxiliando na reabilitação de pessoas que nasceram como eu, mas que não tiveram a minha sorte e as minhas condições de serem reabilitadas 100%.”
 
Como escritora, Camila fez a apresentação e edição do livro Cirço Rocha: o Amigo da Cidade (Ferreira, 2015), que é a biografia de seu pai; participou da coletânea Literaflix: Contos Inspirados em Séries, com um texto sobre Friends (Metamorfose, 2018); e está participando com dois contos na coletânea A Tantas Mãos, ainda sem editora, que será lançado este ano. O Fissurada pela Vida é seu primeiro livro solo.

20/07/2020