Notícias

Carolina Panta estreia na Feira do Livro de Porto Alegre com seu livro “Dois Nós”


No dia 06/11, às 18h30, Carolina Panta lançará o seu livro “Dois Nós” na Feira do Livro de Porto Alegre.

Carolina Panta nasceu em Porto Alegre no final da década de 80. Pós-graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem como principal ocupação profissional a sala de aula. Seu apreço pelo ficcional inicia-se no encantamento provocado pelas narrativas orais na voz do avô. Com o tempo, passa a navegar pela estante de livros da mãe. Ancora-se, então, na faculdade escolhida - Letras. Por um bom tempo, mareado, permanece acomodada apenas ao prazer da leitura. A ficção, contudo, é um mar profundo que a convida ao mergulho. Assim, desatracada do conforto da observação na areia, parte, agora, em busca do que não se pode ver estando somente na superfície.


Dois Nós é, em sua essência, uma obra que expõe a dor e o prazer de se constituir como mulher. Um núcleo familiar destruído pela violência doméstica forja novos futuros para três mulheres que, desencontradas, vivem seus conflitos em uma sociedade que as violenta de diversas formas. Com uma estrutura que intercala narradores, vivemos em tempos distintos, presenciando os conflitos cotidianos que conduzem as personagens a seus destinos.

Segundo a autora, a troca de experiências com aqueles já inseridos no universo literário faz o que antes era uma massa sem forma tomar corpo, amadurecer. “Após o ano de estudo e aprendizagem na Metamorfose, eu não tinha somente a vontade da escrita. Aprendi a organizar o que antes era caótico, a pensar em cenas como pequenos diagramas. Ao final do curso, sem dúvida, tinha parágrafo, texto e prosa”.

 

Durante o ano de escrita, Carolina teve um companheiro muito importante nos processos criativos: seu filho estava sendo gerado em seu ventre. Como ela mesmo diz, “Dois Nós” foi seu segundo parto.  Para ela, “escrever é ressignificar, é olhar o mundo a volta, é encontrar o que dizer. Escrever é resistir. É não se dobrar ao que é posto. Escrever é contestar, é contrapor. Escrever é libertar-se por metáforas”.

As mulheres, suas vidas e dores inspiraram Carolina a escrever este livro e os que virão. Segundo a autora, falar sobre mulheres em uma sociedade que violenta a mulher de diversas formas é essencial.

Os exemplares podem ser adquiridos no estande da editora, localizado na banca 3, na Rua dos Andradas, na Feira do Livro de Porto Alegre.

Serviço:
O que? Lançamento do livro Dois Nós
Quem? Carolina Panta
Quando? 06/11, às 18h30
Onde? Praça de Autógrafos, Feira do Livro de Porto Alegre

Ficha técnica

Autor: Carolina Panta
Ano: 2019
Gênero: Narrativa Longa
Editora Metamorfose


24/10/2019