Notícias

Três livros da Editora Metamorfose são finalistas no Prêmio AGES Livro do Ano 2019


A Associação Gaúcha de Escritores divulgou no dia 11 de julho os finalistas no Prêmio AGES Livro do Ano 2019.

Não romance de Miguel da Costa Franco e Queda livre, Stela Rates, são finalistas na categoria Narrativa Curta.

O livro Escrita Criativa para iniciantes, de Marcelo Spalding é finalista da categoria não-ficção.

Nos dias 1 e 8 de julho de 2019, realizaram-se as reuniões para deliberação dos finalistas do Prêmio AGES Livro do Ano – 2019, com a presença do Júri Especializado. Após a leitura dos livros inscritos e a indicação dos finalistas pelas Professoras Ana Paula Cecato, Angela Rolla, Cristine Zancani, Isadora Dutra e Noia Kern, inicia-se a segunda etapa do Prêmio. Nesta etapa, as orientações para votação serão enviadas aos sócios ativos da Associação Gaúcha de Escritores, os quais elegerão o livro vencedor em cada categoria.

O resultado da votação será revelado no dia da entrega do Prêmio, em evento comemorativo, a ser realizado no CCCEV, no dia 10 de agosto de 2019.

Mais informações: https://www.ages.org.br


Conheça os livros

Queda livre, Stela Rates: A infância aviltada, os abandonos, as perdas, a solidão, a morte, o desamparo de quem fica, a paz de quem vai, as pequenas epifanias de quem descobre a vida, as alucinações e a dor de quem não cabe em si. No meio de tudo, o fio - redentor - do afeto. É do que tratam as histórias e imagens deste livro que, ambientadas nos campos de cima da serra e nas metrópoles reais ou imaginárias do mundo, são também um testemunho de amor à literatura e à geração que nasceu no Brasil do início da década de 1960.

Não romance de Miguel da Costa Franco é um conjunto de contos tocantes, com temáticas que voam do cotidiano das relações entre pessoas aos mais prosaicos rituais de amor e sexo. Fala de afeto, ternura e solidão, medos, abandono e violência. Trata de amor e desamor e de momentos marcantes da vida, em que se cruza com os objetos de desejo. Do apartheid social em que vivemos, de injustiças e descompassos.Os personagens deste livro são construídos com o olhar atento de quem valoriza o cerne do que nos constitui como homens e mulheres, não as nossas cascas volúveis. Não Romance não é a negação do amor, como a primeira vista pode parecer, mas a luta por compreendê-lo melhor. É um defrontar-se, página a página, com as vicissitudes e peculiaridades da natureza humana.

Escrita Criativa para iniciantes, de Marcelo Spalding é um livro para autores e leitores, amantes de literatura, cinema, quadrinhos, teatro. Com capítulos sobre qualidades e defeitos do texto criativo, figuras de linguagem, narrativa e universa ficcional, tempo e espaço, personagens, diálogos e construção de cenas, é um livro didático e completo para aqueles que são ou se sentem como iniciantes.


11/07/2019