Crônicas agudas, café sem açúcar e outras ironias

Apoie o lançamento deste livro

Uma coletânea de textos descontraídos, autênticos e mordazes. Com um olhar perspicaz, bem-humorado e, por vezes, melancólico, Crônicas agudas, café sem açúcar e outras ironias convida o leitor a passear pelos vários tons que se alternam entre as crônicas: humor, crítica, ternura, reflexão e poesia. Mesclando contos, minicontos, diálogos, artigos e autorrelatos, os textos capturam, com leveza e acidez, os contrastes do cotidiano.

Entre risos e suspiros, surgem relatos pessoais, cenas corriqueiras e reflexões sobre temas universais — como as relações familiares, o mundo do trabalho, a língua portuguesa e os dilemas da vida contemporânea. Com estilo envolvente, sensível às minúcias do real, e uma dose precisa de sarcasmo, a autora transforma o ordinário em extraordinário, revelando as ironias e os encantos escondidos na vida comum.

Raquel M. Pivetta é Analista de Sistemas e Revisora de Textos. Apaixonada pela língua portuguesa, fundou o site Viva Gramática, onde compartilha crônicas que exploram, com sensibilidade literária, as sutilezas do cotidiano.

Desde cedo, acreditava que a vida era feita de objetivos, não de sonhos. Quebrou paradigmas familiares, percorreu caminhos. Com o tempo, porém, percebeu que havia algo além da correria dos dias: o desejo de traduzir a vida em palavras, de transformar observações e ironias em literatura.

Hoje, escreve porque é no texto que encontra espaço para dar vazão a esse seu lado – sempre com um olhar perspicaz sobre o ordinário e o extraordinário.

No Instagram, compartilha fragmentos dessa jornada em @raquelpivetta_vg.