Beatles: do moderno ao pós-moderno

A ideia de escrever um livro analisando o surgimento dos Beatles entre a modernidade e a pós-modernidade e a comunicação visual da banda como sedução no imaginário social e cultural surgiu com a falta de uma literatura sobre o assunto.

Com base no material iconográfico que compõe parte do registro visual reunido até hoje acerca dos Beatles, pretende-se mostrar, nesta publicação, como a imagem pública de uma banda de rock inglesa, cuja história está imbricada com as origens e a evolução do rock and roll norte-americano, foi capaz de revolucionar a indústria cultural e o imaginário de toda uma geração, e ainda contradizer a sociedade da época nos seus diferentes aspectos, como o uso de drogas, cabelos compridos, gestos irreverentes, liberdade sexual, liberdade de pensamento, liberdade no agir, liberdade no vestir.

A influência e a contribuição dos Beatles para a história da música pop foi marcante. Ainda hoje eles continuam a ser referência para outros grupos de rock espalhados pelo mundo afora. Sem falar nos milhares de jovens da geração facebook que se sentem seduzidos pelo som e pela imagem dos quatro garotos de Liverpool, mesmo após a separação da banda, ocorrida há mais de quatro décadas.


MARIA TEREZA JORGENS BERTOLDI nasceu em 1963, em Santana do Livramento (RS). É graduada em Jornalismo pela PUCRS. Fez Mestrado e Doutorado em Comunicação Social no PPGCOM da FAMECOS/PUCRS. Tem Pós-Doutorado em Comunicação Social pelo PPGCOM da UMESP/SP. Este é o primeiro livro da autora pela Editora Metamorfose de Porto Alegre/RS.