Notícias

Airton Ortiz lança livro infantil onde cria a pós-ficção pela Editora Metamorfose



Autor que reinventou a literatura de viagem no Brasil, Airton Ortiz se lança em novo desafio: um texto infantil. A história deO Guardião da Chave Dourada começa nas gélidas montanhas do Himalaia e vem desembarcar em meio aos floridos jacarandás da Feira do Livro de Porto Alegre, onde uma chave mágica lança uma nova tradição no maior evento literário gaúcho. No caminho, o leitor mergulha num emaranhado de dificuldades e soluções ─ algumas delas falsas ─, enfrentando uma série de peripécias, voltas e reviravoltas como são as aventuras na vida real.
 
O Guardião da Chave Dourada não é apenas um texto infantil. Inovador na estrutura narrativa, no gênero e na linguagem, o autor parte da ficção para chegar ao seu discurso de posse como Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. A partir dessa realidade, constrói uma metáfora sobre a própria ficção. Cria, portanto, uma espécie de pós-ficção: a vida real para explicar a fantasia, invertendo os papeis das narrativas tradicionais.
 
Fiel ao seu estilo literário, mais uma vez Airton Ortiz se intromete na própria história que cria, sendo o narrador um dos protagonistas da narrativa. E vai além: ao concluir o livro o leitor também entra na história e assume o papel principal da aventura na vida real. Ou, como escreve Christina Dias, “E depois do fim, quando tudo parecer ter voltado ao normal, aí que a história vai começar. Só que dessa vez a sua, leitor. Ninguém sai de um livro de Airton Ortiz igual ao jeito que entrou.”
 
O livro inova também no visual, realçando a beleza plástica do enigma e da aventura psicológica no belo trabalho de Paula Lix. Com formação na Itália, ela estudou na Accademiadi Belle Arti de Florença e fez um Master em Ilustração para o mercado editorial na Accademiadi Belle Arti de Macerata. Agora, estreia no Brasil.
 
Airton Ortiz já escreveu mais de vinte livros sobre suas experiências nas tantas viagens que fez pela realidade hostil do planeta. Publicado pelas duas maiores editoras brasileiras ─ Record, do Rio, e Benvirá, do Grupo Abril, de São Paulo ─, sua obra transita pela reportagem, crônica e romance. Além de um livro de fotografias. Agora, um texto infantil.
Publicado pela Editora Metamorfose, de Porto Alegre, O Guardião da Chave Douradatem 40 páginas com preço promocional de 30 reais na Feira do Livro.

23/10/2017